sexta-feira, 12 de agosto de 2016

JOGOS OLÍMPICOS – O OUTRO LADO DA MEDALHA

          Consagração é o tipo de palavra que a gente sempre enxerga dentro de um viés religioso. Pois é o ato de dedicar   objetos, rituais ou até mesmo o tempo para alguma divindade.
As vezes escrevemos um TCC, um livro, um poema para a namorada e fazemos uma dedicatória! Soa como uma honraria! Mas no mundo espiritual, a coisa é mais profunda ainda, pois significa entrega de propriedade.

Tudo pode ser dedicado: Uma garrafa de champanhe, uma exibição de dança, uma música, uma competição esportiva, uma exposição de quadros.  A bíblia nos mostra que até o sexo era uma forma de consagração. Tanto que foi assim que os moabitas adoravam seus deuses conforme é citado no livro de Números no episódio em que Finéias teve uma postura radical contra a perversidade que estava tomando conta do arraial.
Você acredita que todo objeto carrega um peso físico e um peso espiritual?
Funciona como uma etiqueta de controle de patrimônio contábil  , uma característica de propriedade, mesmo que você não venere, não adore e não utilize para fins religiosos!
Apesar disso, TUDO tem consagração porque não existe neutralidade no mundo espiritual.  Ou algo está consagrado ao faraó desse mundo, ou ao Criador desse mundo!
Na guerra entre Israel e Moabe , até o despojo da batalha precisava ser consagrado ao Senhor! Ou seja, bastava um objeto estar nas mãos do inimigo que ele era impuro. As propriedades do objeto mudam conforme o proprietário!
Então a impureza precisava ser removida, ou seja , o resíduo do príncipe do mundo precisava ser retirado.
Números 31:22-24 –  Ouro, prata, bronze, ferro, estanho, chumbo e tudo o que resista ao fogo, vocês terão que passar pelo fogo para purificá-las, mas também deverão purificá-las com a água da purificação. E tudo o que não resistir ao fogo terá que passar pela água. No sétimo dia lavem as suas roupas, e vocês ficarão puros. Depois poderão entrar no acampamento”.
O objetivo desse processo era  trazer santidade ao homem afinal, se objetos carregam peso das consagrações, imagine o homem! E tem mais uma coisa, somente pelo fato dos soldados terem lutado e ficarem em contato com o inimigo, não era permitido  a eles retornarem  ao acampamento antes de sete dias, pois estavam impuros.
Como funciona a dedicação no mundo espiritual? É algo automático? Não! Sempre existe um ritual. Assim como ninguém casa no automático, ninguém não é auto ordenado, você precisa colocar etiquetas de propriedade, um número de patrimônio.
Talvez a cerimônia de acendimento da chama olímpica na Grécia tenha passado desapercebida, mas em abril, alguns meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos, essa cerimônia foi realizada por mulheres se vestindo de sacerdotisas no antigo local de Olímpia em frente às ruínas do Templo de Hera.
A reconstituição teatral consistia em danças e cânticos em honra dos deuses. A sacerdotisa capturava o fogo do sol usando um espelho côncavo. Sim, não eram sacerdotisas de oficio , eram “top-models”! Ganharam cachê, ensaiaram uma coreografia, decoraram textos e o ritual foi transmitido ao vivo para todos os países do mundo.
Será que foi de “mentirinha”? Será? Qual diferença entre mitologia e religião? Mitologia é basicamente um conjunto de crenças e religião é essencialmente um conjunto de práticas.  Que diferença existe no mundo espiritual se você acredita em mitologia ou não?  Nenhuma , porque a potestade e o principado não dependem da tua crença para existir. Eles simplesmente existem! A milhares de anos antes de você existir!
O fato é que Apolo e Zeus foram invocados para proteger os Jogos . O ritual é uma consagração que invoca a propriedade.  Você pode não acreditar em práticas esotéricas, numa sessão de magia, mas  quando você pratica , você invocou do mesmo jeito!
Ainda que você bata no peito e diga: “Eu não acredito em mitologia, nem práticas! Só acredito na bíblia!” Ok! Só que o principado da Grécia está citado na bíblia. O capítulo 10 de Daniel fala que o profeta havia jejuado 21 dias, e no vigésimo quarto dia ele recebeu a visitação de um anjo com a resposta para suas orações.
O anjo disse: “desde o princípio de tuas orações foi ouvida sua súplica e fui enviado a ti com a resposta, mas o príncipe do reino da Pérsia (espírito territorial sobre o grande Império Persa)”.
O anjo falou a Daniel que a batalha era grande e que Deus enviou Miguel, o arcanjo guerreiro (a favor de Israel) para derrotar o inimigo. E finalmente declarou o anjo; “devo voltar porque em breve pelejarei com o príncipe da Grécia” (espírito territorial sobre o império grego). (Daniel 10:20)
Nós sabemos que os Jogos Olímpicos começaram na Grécia antiga uns 700 anos antes de Yeshua (Jesus). As Olimpíadas originais eram essencialmente uma cerimônia religiosa criada em honra de Zeus, o deus dominante do panteão grego nas planícies de Olimpo. Depois num intervalo de 4 anos foi dedicada a outros deuses como Poseidon e Apollo e foi realizada em Corinto e Delphi.
Os primeiros Jogos Olímpicos só tinham corridas,  depois é que vieram as  lutas,   pentatlo e  corridas de bigas (uma espécie de carroça).   Os atletas não vestiam Nike, Adidas ou Puma,  eles competiam nus. A apologia a beleza física do homem fazia parte da consagração.  Mulheres, estrangeiros e escravos não podiam participar. As mulheres casadas só podiam assistir à corrida de bigas.
Quinze séculos depois , os Jogos Olímpicos foram recriados pelo francês Pierre de Coubertin, em Atenas em 1896 e hoje se tornaram um megaevento desportivo internacional, envolvendo a maioria dos países do planeta. Tem mais países participando das Olimpíadas do participando da ONU.
A medalha é um símbolo. Você já prestou a atenção na imagem cunhada na medalha? Uma deusa alada, ou seja , com asas , chamada da deusa da vitória. Sabe o nome dela? Nike! No panteão romano se chama Victória! Hoje, o nome representa uma  multinacional do esporte. O nome da marca e seu logotipo vem da mitologia.
Quantas medalhas Tonga, Tuvalu, Vanuatu vão ganhar? Nenhuma… mas que diferença isso faz? A China e os EUA vão ganhar um monte, mas quem realmente  ganha com isso? O esporte? Esporte não é algo ruim, é bom! Quem dera todos nós tivéssemos vigor e oportunidades para praticar  pelo menos um esporte.
Você já reparou que é comum as pessoas falarem sobre um espírito olímpico? Que espirito é esse? Vamos tentar definir isso, será que elas querem falar sobre desafios, superação de limites, lágrimas de glória ou de desespero?
Quando uma mente estiver totalmente imersa nesse modelo, a consagração foi completa pois teus sentidos estão todos dedicados! Não importa se mediu forças com um adversário, se venceu ou perdeu, a consagração ocorre na mente. Quando esse espírito olímpico entrou em você,  seja como participante ou espectador , então quem ganhou a medalha foi aquele que luta contra você.
A consagração total, inclui todos as emoções. No sistema sacrificial a oferta deveria ser inteiramente queimada sobre o altar.
Romanos 12:1-2 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Consagração é dar TUDO a Deus, em qualquer lugar e a qualquer momento. O atleta de alta performance não foca na vitória para superar a dor? Da mesma maneira, nós também precisamos estar  dispostos a pagar o preço  que a consagração exige.
Yeshua se entregou por completo na cruz! Doeu, e por isso somos mais que vencedores nele! Certamente esse era o bom combate que Paulo lutou!
Fonte: http://www.idisrael.com.br/jogos-olimpicos-o-outro-lado-da-medalha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO BEM VINDO